O atendimento social é um serviço personalizado, de informação e esclarecimento, para indivíduos e famílias, nas suas várias etapas da vida, no que diz respeito aos seus direitos, deveres e apoios existentes, de forma a facilitar, promover e melhorar a sua qualidade de vida.
Vários são os apoios e infra-estruturas existentes na comunidade que dão resposta e auxiliam os indivíduos e as suas famílias a ultrapassarem momentos de maior vulnerabilidade, de crescimento e mudança, que requerem por vezes adaptações, alterações das rotinas e acréscimos de despesas. No entanto, são frequentes as vezes em que as famílias desconhecem a sua existência.
Neste serviço, vai encontrar um espaço seguro, onde o indivíduo, casal ou família serão acolhidos por uma profissional especializada, que os escuta sem qualquer julgamento e sempre num regime de confidencialidade.
- Informações sobre apoios pré-natais
- Informação sobre licenças parentais e de amamentação
- Dispensa para assistir a filhos doentes
- Abonos e apoios a despesas de Educação e de Saúde
- Doença e Desemprego
- Violência Doméstica
- Divórcio, pensões de alimentos ou apoios, na sua ausência
- Rendimento Social de Inserção (RSI)
- Promoção e proteção de crianças e jovens em risco
- Dependência e Velhice
- Entre outras.
É dividido, habitualmente, em duas sessões.
Num primeiro contacto, é realizado um levantamento e identificação de necessidades, apresentadas pelo indivíduo/família, a técnica procede a uma análise pormenorizada e contextualização.
Num segundo momento, serão elencadas as medidas, apoios e respostas sociais existentes, que se enquadrem na situação/contexto apresentados, sendo explicada a forma de como se devem solicitar os referidos apoios, assim como o processo subjacente ao seu pedido.
As sessões realizam-se preferencialmente via on-line, com a duração máxima de 45 minutos.