A gravidez começa quando surge o desejo e a fantasia de se ter um bebé.
É um dos acontecimentos na vida da mulher e do homem que gera alterações que preparam os pais para uma nova etapa – a parentalidade.
Esta fase corresponde a uma grande transformação para a mulher e para o casal, implicando adaptações a vários níveis (físico, social, psicológico e relacional).
São ainda momentos que requerem uma especial atenção à saúde, da grávida e do bebé, de expectativa, e muitas vezes, de inquietação.
As futuras ou recentes mães e os seus/suas companheiros/as vivem um período exigente, que também acarreta alguns riscos para a sua saúde psicológica.
Esta consulta tem por objetivo uma intervenção no sentido de orientar e permitir uma reflexão informada, procurando promover a partilha das emoções e sentimentos desencadeados pela preparação de uma gravidez, pela própria gravidez, pelo nascimento do bebé e pelas exigências da parentalidade.
Pretende-se auxiliar a grávida e/ou o casal a realizar os reajustes físicos, emocionais, familiares e sociais, fundamentais na adaptação a esta fase do ciclo de vida familiar.
- Preparação para uma gravidez e as suas exigências a nível emocional
- Perturbações Psicológicas na gravidez e pós-parto (Depressão pós-parto e
Baby Blues) - Luto gestacional (perda perinatal, interrupção voluntária da gravidez)
- Diagnósticos de anomalia congénita do bebé
- Acompanhamento emocional ao longo da gravidez
- Preparação para a parentalidade e a importância da saúde mental nesta fase
- Intervenção Parental em situações normativas e de risco durante os primeiros
anos de vida (da criança).
Não existe um livro de instruções de como ser mãe ou pai.
No entanto, o psicólogo tem uma visão diferenciada e alargada do processo e das variáveis que podem interferir no desenvolvimento do processo de ser mãe, ser pai e ser filho.
Estas dúvidas são necessárias e estarão sempre presentes, de forma natural. No entanto, é importante estar atento à forma como tudo está a ser vivido e ponderar a possibilidade de procurar alguém em quem confiar para partilhar todas estas vivências.
Um especialista em psicologia da gravidez e da parentalidade consegue encontrar outras perspetivas e resoluções que de outra forma não são tão percetíveis e que permitirão viver este momento com mais qualidade.