A Psicanálise é uma metodologia Psicoterapêutica, realizada apenas por Psicoterapeutas com formação em Psicanálise, que realizaram o seu próprio processo psicoterapêutico, e que na sua formação, enquanto Psicoterapeutas, contaram com a supervisão de uma escola de Psicanálise reconhecida pelos seus pares.
Uma técnica originalmente desenvolvida por Freud, no início do século XIX, pioneira na época, e que foi responsável por revolucionar a forma como se olha para a Saúde Mental nos dias de hoje.
A Psicanálise tem vindo, desde o tempo do Freud, a amadurecer, e a desenvolver-se, graças aos contributos das gerações de Psicanalistas que lhe seguiram os passos, e que dedicaram o seu tempo, não só a ajudar os seus pacientes, mas a formar, continuamente, novos colegas.
Nas sessões de Psicanálise, o paciente, que se encontra fora do ângulo de visão do Psicanalista, fica mais liberto nos seus pensamentos e rêveries, podendo, desta forma, realizar o seu processo de autoconhecimento, de forma mais genuína, e no seu ritmo próprio.
Este processo permite que o paciente ganhe consciência de aspetos da sua vida que por vezes passam despercebidos, promovendo o amadurecimento e desenvolvimento pessoal, sempre deitado no conforto do mítico divã.
- Dificuldades na relação com o outro
- Necessidade de reflexão sobre vida Profissional
- Problemas Conjugais
- Baixa Auto-estima
- Sentimentos de tristeza ou desesperança persistentes
- Desmotivação, apatia ou cansaço
- Necessidade de reequilíbrio emocional
- Depressão
- Ciúme excessivo
- Instabilidade Emocional
- Fobias
- Ataques de Pânico / Ansiedade
- Dificuldade em tomar decisões
- Dificuldade em assumir compromissos
- Dificuldade em manter relações amorosas ou o emprego
- Medos ou insegurança excessivos ou desadequados
- Fobia social, dificuldade em conviver
- Perda de uma pessoa significativa (divórcio, rupturas, luto)
- Problemas Sexuais
- Perturbação Obsessivo-Compulsiva
- Transtorno Bipolar
- Psicose