“Os bebés podem chorar por diversas razões (…), mas muitas vezes escapa-nos uma razão essencial: os bebés querem colo e companhia. O calor do nosso corpo, o nosso cheiro, o bater do nosso coração e o embalo, colmatam muitas das necessidades básicas dos nossos bebés.”
Cristina Pincho in Amamentar
Babywearing é um termo contemporâneo, para designar as diferentes formas de carregar/transportar o bebé no colo. Pode ser com recurso a um sling, pano, ou mochila ergonómica, que é uma alternativa segura, confortável e prática de transportar o bebé, cujos benefícios vão além da praticidade de se ter mãos livres.
O Babywearing promove sentimentos de proximidade, por parte do bebé e do transportador; sentimentos de segurança e conforto, ajudando a regulação do bebé. Durante muitos anos foi quase uma forma de sobrevivência mundialmente generalizada e difundida.
Com o desenvolvimento da puericultura, o babywearing deixou de ser o principal meio de transporte de bebés em detrimento de novos meios de transporte, como os carrinhos de bebé. Contudo, na actualidade muitos estudos têm evidenciado, aquilo que já sabíamos há muito, a importância de transportar os bebés próximos dos cuidadores.
No entanto, muitas questões são levantadas pelos cuidadores: como transportar, que opção utilizar, qual a forma mais correta de colocar o bebé, são algumas das dúvidas suscitadas. Com vista a responder a estas e outras questões criamos a Consulta de Babywearing.
- Benefícios e noções básicas de babywearing
- Diferentes tipos de babywearing (recomendações, idades recomendadas, materiais, segurança)
- Aplicação prática, com diferentes tipos de porta-bebés
- Aconselhamento sobre a aquisição de diferentes porta-bebés
A Consulta de Babywearing pode realizar-se ainda durante a gravidez, ou no pós-parto, sendo sempre recomendado que a consulta seja realizada com a presença de ambos os cuidadores e do bebé (se após o nascimento).
A consulta tem uma duração de cerca de 90min, podendo ser realizada na clínica ou ao domicílio.