Sou psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde com subespecialização em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, certificada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Realizei um curso avançado em Terapia de Casal com base no Modelo da Vinculação com o propósito de aprofundar os meus conhecimentos em intervenção no casal e na forma como os modelos de funcionamento interno podem ter repercussões no mesmo.
Conto também com uma especialização avançada em Neuropsicologia Clínica por considerar fascinante a forma como o cérebro influencia o comportamento humano.
No entanto, o meu coração é das psicoterapias dinâmicas, foi nelas e no meu próprio processo psicoterapêutico que encontrei um modelo de compreensão e de intervenção assente em cuidado, proximidade, escuta ativa, sensibilidade, respeito pela singularidade do ser humano e humanidade.
Admito que concordo um bocadinho com Ferenczi quando diz que “o que cura é o afeto: não há terapia sem simpatia”, mas acrescento que o processo psicoterapêutico precisa, ainda, de disponibilidade e de investimento mental de ambas as partes para, dessa forma, promover bem-estar e crescimento mental.
Acima de tudo, disponho-me a acompanhar crianças com recurso ao lúdico de modo a permitir a expressão emocional e a ressignificação de eventos e jovens e adultos na sua jornada de autoconhecimento e de construção de novos significados à sua vivência.