Cada bebé é uma nova oportunidade de renovação da vida e traz em si múltiplas possibilidades. Todos os adultos têm a responsabilidade de colaborar no bem-estar físico, emocional e social de bebés e crianças, ajudando¬-as a trazer para a vida o melhor de si, acolhendo as diferenças e celebrando a diversidade.
Sou fisioterapeuta, pós¬ – graduada em Tratamento das disfunções do Neuro -Desenvolvimento(TND) Conceito de Bobath crianças e com formação específica no tratamento de bebés (Baby Course) baseado no mesmo conceito.
Tenho também formação em terapias manuais – uma mais-valia na intervenção quer com crianças quer com adultos – e no Conceito Halliwick de natação e terapia aquática.
Exerci durante cerca de 18 anos na Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) de onde saí no início de 2017 por vontade própria para ser a principal cuidadora dos meus filhos. Foi uma escolha consciente, pelo sentido que me faz a presença quase permanente da mãe, nos primeiros anos de vida da criança. Cresceram e é chegado o momento de retomar de forma mais consistente aquilo que profissionalmente mais gosto e estou mais capacitada para fazer: fisioterapia em bebés e crianças com problemas de desenvolvimento.
O Conceito TND Bobath consiste numa abordagem holística, global, da criança com Paralisia Cerebral ou outros problemas neurológicos, através de um programa terapêutico assente na resolução de problemas. A família é pilar fundamental no processo terapêutico pois é quem melhor conhece o bebé ou a criança. A abordagem engloba a avaliação, a intervenção directa e o ensino à família para continuar a ajudar a criança no dia¬ a dia.